quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A viagem de avião


Isto parece um avião!
Foi a frase mais ouvida na minha viagem de carro. Daí que eu a eleja como primeiríssima numa lista sem fim. Isto parece um avião, de vez em quando, intercalado com um "aliás, isto é mais confortável que um avião", dito a medo, perante a Margarida e a geleira colada à Margarida.
Outra bastante repetida respeitava aos espanhóis. "São porcos. Os espanhóis são uns porcos. As áreas de serviço são um nojo!" E estávamos nós nesta dissertação infindável, cheia de dor de cotovelo dos Nuestros Hermanos versão porca, quando me deparo com o saquinho da imagem. Pois é, eles são porcos, mas o saco do lixo abandonado é do Continente (conheço alguém que ficará felicíssima com este momento de publicidade...). Pelos vistos os espanholes vão às compras a Portugal. Só pode... são uns porcos.
O choffeur (o meu tio, que por acaso até é mesmo choffeur) nem sequer corria o risco de pôr gasolina 95 no seu avião! Muito rasca a gasolina espanhola, tem que se pôr 98. É por isso que é 40 cêntimos mais barata.
Chegando a França, tudo é o auge! Um dia apresento-vos o meu tio. Ele nasceu no país errado. Olhem que até a porcaria das pizzas requentadas do pior supermercado do país são "óptimas"! Até o barulho das sirenes das ambulâncias "se vê que é francês". Ele é o melhor incremento da auto-estima de um povo que dela não tem necessidade absolutamente nenhuma. Aliás, qualquer nação devia ter um Tio António vindo de outro país.
Pelo caminho, ficam paisagens de alcatrão, porque afinal o objectivo era Paris. Mil e duzentos quilómetros em doze horas e seiscentos no dia seguinte. Em seis. Paris mostrou-me a Torre Eiffel da auto-estrada, mas depois escondeu-a. Ainda não a vi nos meus passeios burocráticos pela cidade. Mas como dizia há pouco num mail... burocracia no centro de Paris (longe da Torre Eiffel, certo), é sempre agradável. Ainda que com as sabrinas debaixo de chuva.

10 comentários:

Anónimo disse...

está a chover?? oh naaaooo!
aqui está de praia! (se bem que quem trabalha, já se sabe, ve a praia do comboio...)
imagino em outubro, ai ai...

Ricardo disse...

Até que enfim que mudaste o disco, Margarida. Já pensava que nunca mais entravas na escola. Agora que já estás a dar uso aos cadernos e lapiseiras portugueses espero que tenhas tempo para ir dando notícias no teu blogue estrangeirado. Quanto aos Tio António todos de Portugal, deveriam ser proibidos de passar a fronteira... qualquer que fosse... mas infelizmente já não há alfândega que nos valha. É que já andamos todos tããão déprés, que não ajuda nada ir lá para fora ver que os vizinhos vivem muito melhor do que nós. Mamma Mia, como está bonito o Setembro em Portugal! Para continuar com o optimismo só falta mesmo espetarmos com 6 à Dinamarca hoje!

Anónimo disse...

Pois é, não entendo esse teu fascínio pelos hipers da concorrência, mas de qualquer modo a minha instituição empregadora não gosta de estar associada a causas negativas, nós até temos sacos de plástico reutilizáveis!
enfim... dá um beijinho meu ao sarkozy e quando voltares, no natal, vê lá se me trazes uma malinha básica da Dior ou do Yves Saint Laurent! D'accord?

Anónimo disse...

Olá, Ana, que bom ler-te e saber-te bem, mesmo com as sabrinas à chuva. Galochas é o mais indicado nas "bureaucraties", embora não aceitável nas tuas elegâncias consumistas, para mais em Paris. Este teu post levantou-me o moral, graças ao espada do teu tio, à gasolina 95 portuguesa, ao saco do Continente abandonado por algum desses espanhóis descrito entusiasticamente pelo teu tio patriota, com argumentos que nem sequer contrario, por ignorância turística. E verás que ainda hás-de encontrar outras razões de amor pátrio. Mas outras razões encontrarás para amares isso aí. Our love.

Anónimo disse...

Oh, filha!
Então levaste tantos pares de botas!!!
brosses bises
maman

Anónimo disse...

Eu queria dizer grosses bises
mãe

Ricardo disse...

Parecia que estávamos a fazer mimos ao gatinho. Saímos arranhados. Os 6-0 estavam lá mas a malta ficou-se pelos mínimos e levou no toutiço. Já começámos a fazer contas. A propósito sabes alguma coisa da Flaflu que Mia?

Fátima disse...

essa viagem de carro é mesmo parecida com os relatos de viagens dos meus primos! hahaha. eles vão com pais que defendem que o carro é muito melhor que o avião apesar da demorada viagem e de se atravessar espanha inteira... oh maga, que inveja que eu tenho de ti! quero PARIS!

Fátima disse...

*parecida aos

A Tendinha disse...

Credo, dava tempo para vires até Macau! ;)