domingo, 5 de outubro de 2008

Porque sou uma estudante estrangeira atípica:



  • Porque vivo no Marais;
  • Porque atrás de mim está um saco gigante cheio de bolachas, comida feita para dois dias, roupa lavada e engomada, que apareceu assim, sem mais nem menos;
  • Porque recebo telefonemas do género "Estou em Paris, onde estás? Fiz-te uma sopinha!";
  • Porque falo todos os dias com o meu namorado;
  • Porque faço limpeza geral ao Sábado de manhã;
  • Porque compro feijão verde, cenoura e batatas para acompanhar o peixe cozido (a minha amiga chinesa adorou, porque descobriu como se cozinha peixe de mar. Ora, isto é que é estranho!).

E por mais nada. Ontem encontrei uma colega minha da faculdade na caixa do supermercado e gritei: "Eglontiiine!". Toda a gente olhou para mim, a miúda corou de maneira parva e fez-me um pequenino adeus discreto. (De remarcar que Eglontine não é um nome do qual se orgulhar).

Decidi que ia fazer a Nuit Blanche às 23h, para ver concertos, mas só comecei a receber diversos telefonemas quando já estava na cama, à uma da manhã.

E não se enganem com a minha pronúncia magnífica e com a fluidez do meu discurso. Consigo sempre perceber tudo ao contrário. Consigo sempre fazer com que os outros percebam tudo ao contrário. Cuspo quando falo. Há uns dias um professor pediu-me para descrever a minha mala de viagem. Só me faltou dizer que levava cuecas. Na verdade, o senhor queria saber se a mala tinha rodas ou não.

E pronto, cá está o meu post do mês. Peço desculpa... estou a ser uma péssima blogger, mas quem me conhece sabe que não reajo muito bem a grandes quantidades de trabalho, sobretudo quando implicam interrogatórios diários nas aulas, constante domínio da actualidade (ainda por cima vim fazer mestrado em plena crise financeira), exposições orais praticamente todas as semanas e uma coisa chamada Grande Oral no final do curso. Digamos que quem me conhece sabe que tenho a minha dose de desorganização.

PS: Mas como até sou uma pessoa sortuda, tenho leitores que vão postando por mim! Merci beaucoup! Ao menos o blog vai sempre tendo vida!

16 comentários:

Anónimo disse...

falta menos de uma semana! peixe cozinho com legumes? crepeeeees, baguettes e croissants! todos os dias!!ora!

Ricardo disse...

Eu logo vi que não foste tu a escrever esta coisa. A foto que está em cima da mesa é da tua mãe. Ou então estás igualzinha a ela - estás tirada a papel químico. Não te acho nada atípica.
Por acaso até pensei que, depois de tanto tempo sem nos vermos, já ias postar em francês ou em inglês.

Anónimo disse...

Mas és uma típica estudante portuguesa, com a vida organizada com o prestimoso auxílio das tias atentas, e com as qualidades de uma educação que farão de ti a esposa ideal, a mãe ideal, a mulher ideal, descontando os esquecimentos, mas tendo em conta as arrumações. Transmissora além disso de galicismos remarcáveis, para enriquecimento da nossa nobre língua portuguesa. O que remarco é que esse teu professor é muito curioso, mas deve ter isso a ver com estudos sociológicos, que determinam o nível económico dos alunos segundo a presença ou a ausência de rodas na bagagem. E assim se aprende a deslizar. Se trocas o sentido das frases, ou se os que te ouvem entendem o contrário do que tu dizes, não te escandalizes, que isso é muito comum por todo o lado e em todas as línguas. Já deves estar farta desta conversa da treta, mas enquanto lês, faço-te companhia, como me fizeste a mim enquanto te escrevi... e não só. Bons êxitos , muito estudo, e a mesma alegria de sempre e não só nos teus blogs engraçados. Muitos beijinhos.

Anónimo disse...

Olá, viva!
Estás muito mais organizada,considerando que tens de fazer tudo agora. Com uma vida superocupada, ainda por cima. Não te percas, nem percas nada, não comeces. Se eu for aí, prometo que te faço também umas ménages. Muitas beijocas nossas. temos saudades, é bom quando escreves.

Anónimo disse...

Bon, a sopinha, as bolachas e a comida, só pode ter sido a Ludôviná; a roupa lavada e engomada, talvez a madame Pêrêrá; a limpeza, ao Sábado, c'est Pôlô!
grosses bises
maman

Ricardo disse...

Margarida, tenho uns pedidos a fazer e nada melhor do que dissecar o teu texto que me deixou cheio de dúvidas. A Eglontiiine, voltaste a encontrá-la? Faz parte do teu grupo de admiradores?
Sou um bocado pacóvio e não sei o que é a Noite Branca - é uma noite a pão e água ou com vodka e laranja? Porque é que recebeste telefonemas à uma da manhã? Será que, na noite branca, toda a malta vê concertos na TV e depois desata a telefonar para as suas estrelas preferidas?
Quanto à tua facilidade de expressão - será que fiz bem em oferecer-te o Mia Couto? Será que não estarás a reinventar o Francês? Por cá alguns tugas também já inventaram a palavra «escritaria» - qualquer coisa que tem a ver com a gritaria provocada pela escrita e que tem direito a homenagem ao Urbano Tavares Rodrigues este fim-de-semana em Penafiel.
Agora só vais escrever um post por mês? Em Setembro ainda conseguiste elaborar 4 (quatro) textos! Achas mesmo que vais ficar por aqui? Em Julho ainda consegui apelar e deu resultado!
De qualquer modo só quero que te sintas bem e continues a considerar-te uma sortuda e não uma atípica.

Anónimo disse...

olá Ana,

que fixe! :-) o teu Mercurio (raciocinio, comunicação) está a ser hiper estimulado (algum contacto com Jupiter, claro)... e o teu Saturno (organização) está a ser desafiado com tanto trabalho (Marte em quadratura a Saturno, talvez?)... a tua Vénus está algo carente (uma passageira oposição à Lua? )... enfim, estás vivissima, em pleno processo de aprendizagem... parabens! e as trocas de comunicação, infelizmente, acontecem entre todos os presidentes de republica, originando guerras, entre economistas, originando falencias... que bom, as tuas nao teem consequencias dessas! :-)
votos de excelente continuação! breve, o sol vai brilhar em cima disso tudo, e o Jupiter vai-te ajudar na expansão fantástica do conhecimento!

Ricardo disse...

Grande dia, Margarida. O Rui Pedro faz anos, começa a escritaria e acordei esta manhã o Gershwin com o seu poema sinfónico Porggy & Bess - na Antena 2, está na altura dos balanças. Para que ele seja ainda maior, só falta um pequenino texto neste blogue para animar as hostes. É que vejo que nem tu nem nenhum dos teus inúmeros admiradores me esclareceu as dúvidas suscitadas aqui há uns dias neste mesmo endereço. Será que a malta já não te lê?

Ricardo disse...

Oops! O Gershwin é que me acordou! Se eu o acordasse a coisa estaria preta!

Ricardo disse...

Margarida, escolheste bem a foto para colocar no último post deste blogue. Ao menos a malta morre de saudades tuas e do verão na praia de S. Pedro mas sempre as vai vendo...

Ricardo disse...

A Daniela está agora para lá do espelho em http://paraladoespelho.blogspot.com/
Espero que laves a vista quando a fores visitar...

Ricardo disse...

Já há castanha assada na rua. Está a 0.17 € cada uma mas só vendem à dúzia. Se quiseres podes vir comer uma conosco (nosco=todososteusadmiradores.com)

Ricardo disse...

Já lá vai o tempo em que começaste neste blog com os ursos pendurados na janela. Habituaste-nos ao teu espírito de observação alegre e, ao mesmo tempo, mordaz sobre o quotidiano das pequenas coisas a que não ligamos ou que não sabemos criticar mas que conosco convivem diariamente. Estás agora num país bastante mais evoluido sócio-economicamente. É natural que tenhas que te reciclar para não cometeres injustiças nas tuas apreciações acerca do modelo francês pois ainda não dominas completamente todas as suas variantes. Há dias falei contigo ao telefone e verifiquei que, no teu discurso em português, já dás aquela entoação proporcionada pelas boquinhas. Isso serve para a tua identificação, para passares despercebida num meio que te é, por natureza, hostil. Há que avançar sem medos, Margarida. Há que voltar a escrever pois essa é a nossa ligação a ti. Sempre que escreves sabemos que estás em forma. Há que apresentar um bocadinho do teu dia-a-dia francês, não para que nos sintamos deprimidos, como eu na brincadeira costumo dizer, mas para que continuemos a ter um cheirinho da tua presença. Mesmo que não insiras o texto por falta de tempo, pelo menos dá-nos paisagem.

Anónimo disse...

Escrevi aqui há pouco, para o 14º desfazedor de enguiços, e afinal não o devo ter enviado, pois desapareceu. De modo que volto a escrever-te para apoiar as saudades do teu pai e desejar que continues a sair-te bem, como sempre. Mas fazem-nos falta as tuas observações suavemente maliciosas. Quanto às castanhas... aí também deve haver des marrons chauds, e talvez à unidade, para matar saudades. Dá notícias. Bjs.

Ricardo disse...

Eheheh... isto começa a parecer o Muro das Lamentações. É natural! Acabo de ler Uma história de amor e trevas, do Amos Oz, e devo ter ficado sugestionado pelo tema...

Ricardo disse...

Hoje é noite das bruxas. Não queres inserir um post apresentando a imagem de um nariz distorcido, por exemplo? Deixarias os comentários por nossa conta!... Se calhar era uma coisa gira de se fazer - só para saber que estás bem. Jokas