Tenho um bolo no forno que me obriga a escrever um post sobre livros de receitas, escritos por pessoas que pensam que o mundo é uma cromice (e agora, com c ou com dois ss? Estas palavras já vinham no dicionário...) e que escrevem em meias palavras. "Junte as três chávenas de farinha e a água". Junto, bato o preparado que salta por todos os lados e oiço os gritos da minha mãe: "Isso é para ir juntando aos poucooos!". Claro que é, é lógico (palavra da minha mãe). Pena é não estar lá escrito.
"Misture as claras em castelo" e toca de ligar a batedeira para misturar! Qual quê? É para misturar com a colher de pau! Então toca a misturar (a seguir) com a colher de pau. E quando a colher de pau fica cheia de massa de bolo, NÃO SE BATE COM ELA NA TIGELA ONDE ESTÁ O PREPARADO! Vai-se com o dedinho e empurra-se a massa para o recipiente (teoricamente, claro. Eu empurro-a directamente para a boca). E o bolo está no forno...
Logo à noite, o meu namorado prova e diz que "Está bom", independente de estar ou não, sem nunca deixar, no entanto, de reservar uma entoaçãozinha de "O de chocolate que tenho lá em casa é melhor". Ao menos a minha mãe, nestas coisas, ainda me trata como uma criança: "Hmmm, está mesmo bom, eu gosto muito! Inhami!". E eu acredito, claro. Os pais nunca mentem.
Só mais uma coisa. Este instrumento. Foi ele que me ensinou que o "Salazar" não era uma pessoa muito querida dos meus pais: "É o rapa-tudo". Na fotografia mais parece o Elvis embora, de momento, já não tenha cabelo, porque eu o lambi. Valha-me a massa crua, então!
9 comentários:
ora bem, eu que faço bolos com alguma frequência posso dizer-te que algumas coisas são mesmo mito: bato sempre as claras em castelo na batedeira (escreveste natas, mas presumo que fossem claras...), e bato sempre com a colher na taça, isso não faz diferença nenhuma. Palavra de doceira ;)
E o bolo está no forno...
Logo à noite o namorado viria e diria "Olha, fizeste bolo de chocolate, fixe!!!" e a Ana responderia "Não, é bolo de água, queimou-se!!!".
Mas o namorado virá e dirá que o bolo está muito bom, porque está muito bom,graças à mãe, fada do lar atenta, pois a filha, essa, foi para o quarto e nunca mais se lembrou do bolo!!!
Mãe
Pois... as claras, é para verem como sou entendida na coisa... ah, mas eu também bati em castelo com a batedeira! O que queria dizer (e não me expliquei bem), era que tem que se misturar com o resto - "envolver" - com a colher de pau!
Pois... as claras, é para verem como sou entendida na coisa... ah, mas eu também bati em castelo com a batedeira! O que queria dizer (e não me expliquei bem), era que tem que se misturar com o resto - "envolver" - com a colher de pau!
ah isso sim. mas tem uma explicação científica: é que quando bates as claras elas ficam assim "em castelo" por causa do ar. se misturares essas claras com a massa na batedeira, como tem mta força, o ar vai-se todo e já não há "efeito castelo" ;)
Por via desses teus esquecimentos é que te aconselho a que, em vez de explorares o ramo doceiro, quando te apetecer saborear as doçuras da saudade, vás directamente à pastelaria francesa que é magnífica e te sairá menos cara e trabalhosa. Quanto ao Salazar, já que se lhe tirou a ponte, bem que se lhe podia mudar o instrumento da rapagem, já que há tantos magníficos passíveis de lhe açambarcar o nome...
Então, depois da famosa ocupação asaiana do snackbar do sr. Armindo, tu ainda usas a colher de pau? Margarida, o melhor livro de receitas de bolos e bolinhos é o da Vaqueiro, que explica as coisas tintim por tintim. Se quiseres devolvo-to. Garanto-te que o namorado nunca mais te larga a porta.
Ahahahah!
Deixa lá, isso vai com o tempo.
Olha, agora parecendo não ter nada a ver (mas tem), é por essas que não vou à missa, também sinto sempre que podia haver umas instruçõezinhas para quem não nasce ensinado! ;)
Vai pelo Ricardo: os livros da Vaqueiro são simples e bem explicativos. São meus fiéis companheiros há longos anos e ninguém se tem queixado. ;)
Bjs.
ahah ri-me imenso com o comentário da tua mãe! é que eu também sou igual. ah e tal vou fazer um bolo... mas vou só ali num instantinho espreitar uma coisa na net... e depois... "COMO ASSIM MÃE? FIZESTE O BOLO SEM MIM??" "há uma hora atrás"...
ahahahahah
Enviar um comentário