domingo, 23 de novembro de 2008

O telhado dos Aristogatos



Isso em Paris raramente neva, dizem os parisienses. Os lisboetas dizem o mesmo de Lisboa. Só que as duas populações querem dizer coisas bastante diferentes.
Nas minhas férias na "neve" da Serra da Estrela (está entre aspas, porque a nível de textura é alcatrão), nunca vi nevar. No entanto, não é algo assim tão raro. Ora quando me dizem que em Paris é raro, obviamente que nunca na minha vida vou ver esta cidade debaixo de neve. Mas há algo no conceito de raramente que o francês não percebe, é que implica que o acontecimento não se repita constantemente no tempo. Porque pelos vistos, neva todos os anos, pelo menos 10 vezes! Ora, ainda me lembro de me aperceber da dificuldade de fazer bonecos de neve no granizo aos seis anos, na primária, no dia do "Nevão de mil novecentos e noventa e tal", que não era neve, mas pronto, era branco, portanto não me venham com manias que "aqui não neva".
O momento em que as pessoas se tornam indiferentes os floquinhos brancos que voam em todas as direcções e que vêm sempre acompanhados de músicas de Natal, na nossa cabecinha tão agarrada à montra da Benetton, que desejamos inteira debaixo da árvore, é algo que não compreendo. Hoje estava aqui em casa e a minha amiga alsaciana (não, não tem desculpa!), disse: "Eh pá, está a nevar bem!" e continuou a trabalhar. Globalizing Capital and its Consequences. Muito mais interessante que a neve lá fora.
Eu fui agarrar na máquina fotográfica. O que se passou entretanto foi o êxtase total, a vontade de fazer bolinhos de natal em forma de sininhos, de comer os 24 chocolates do calendário do advento, de ir passear para a rua (muito inteligente), a memória do cartão cheia e claro, umas fotografias super podres, porque afinal não nevou assim tanto. Nem ficou neve no chão. Mas os floquinhos eram fofinhos.

19 comentários:

A Tendinha disse...

Pois eu aqui posso dizer com elevado grau de certeza: em Macau NUNCA neva! ;)

E eu NUNCA vi neve (ok, crucifiquem-me!)

Ricardo disse...

Ora aí está a minha gatinha preferida a dar sinais de vida. Espero que a Flaflu que Mia também continue a ronronar. Por aqui o grito mais vulgar continua a ser - eh pá, está um sol de rachar (ou será que se diz calor?). Mas estranho que nunca tenhas tido contacto com a neve na Estrela. É preciso ter fé e pontaria quando se vai para esses sítios. No passado 10 do corrente desatei a mandar e-mails para todos os meus amigos a congratular-me por teres escrito e a afiançar que agora serias mais regular. Parece que estou a ouvir-te: - oh, pai, não tens nada que fazer isso!, mas amoleceu-me o coração desde que estás longe... aliás noto que já não estou só neste meu lamento.

Ricardo disse...

Bolas, Noite, comentaste primeiro do que eu... é a vantagem de amanheceres mais cedo!

Anónimo disse...

ahhhhhhhhhhh! vou ja comprar o bilhete de aviao e fico aí à espera até nevar outra vez!!!

...não tenho dinheiro, não é? oh bolas...

P.S. Era suposto ver-se a neve nessa foto?

Anónimo disse...

Chérie, quando se vai estudar para Paris, o menos que importa conhecer são os valores meteorológicos, simples participantes no nosso dia-a-dia, recheado de novidades. Falo por ti, mas nós cá também temos novidades, embrenhados em permanente gozo noticiarístico televisivo. Toutefois, também o Adamo referiu a sua neige, numa célebre canção que nos aqueceu a alma em tempos recuados. Se conseguires fotografá-la, mesmo só em flocos, a cair e a derreter, não deixes de ir à rua, senti-la e mandar dela as tuas belas imagens.
Eu por mim já a apanhei à pá, nos idos de 40, para fazer o carreiro para a escola e o quintal. Mas não se me dava de apanhá-la novamente à pá, para o carreiro do supermercado e do café. Um xi do coração, não de neve, mas de amor.

Fátima disse...

na primeira vez que vi nevar, que foi, claro está, em Aldeia Velha, também sai a correr para a rua! claro que acabei toda molhada e dias depois anunciava-se uma constipaçãozita... infelizmente as fotos também não ficaram nada de jeito, porque os floquinhos não ficam registados e o manto também não era grande coisa! o que me fez rir foi o "nevão" e 2000 e tal, em que toda a gente dizia que estava a nevar mesmo, em Lisboa... epá... give me a break. ahahah

mas tu aproveita, porque eu estou farta de ver fotos de bonecos de neve nas fotos dos meus primos parisienses ...de vitry :P

Fátima disse...

ps - agora ficou a tocar na minha cabeça a música "todo o mundo quer a vida que um gato tem", dos aristogatos :D

AJS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AJS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AJS disse...

Olá!! Cá estás tu!!! Ainda bem!! Sabes nem tenho olhado para os blogs pois o meu computador "deu o berro" e tivemos de comprar outro que também deu problemas... Quanto a neve acho que é porque estão tão habituados a verem a neve, que as considerações feitas por quem mora no nosso cantinho a beira mar plantado devem parecer ridículas. Mas eu cá também nunca tinha visto neve até que fui a Paris quando tinha os meus 20 anos e descobri o que queriam dizer com flocos a cair do céu. Ao olhar para a tua imagem não consegui perceber onde estavam os famosos gatos nem a famosa neve até que me lembrei que devia carregar na imagem e então ela abriu-se para mim num tamanho aceitável e permitiu-me ver os tão falados flocos... Os gatos devem ter fugido para debaixo dos carros ou para dentro das chaminés pois eu cá não encontrei nenhum...
Espero que essa neve e esse frio te façam vir cá no natal - apesar de te dever avisar que deves trazer roupa de inverno pois está um frio de rachar "au Lisbonne"

Ricardo disse...

Totola, trocaste o teu caninho à beira-mar plantado a que achei tanta graça por "no Lisboa". Se calhar querias dizer "nos Lisboa" ou, pior ainda nesta altura do ano, "nu em Lisboa". Não está mal. Gostei mais do caninho - dá para pensar em turismo, férias, praia, sol, farol da Guia...

Anónimo disse...

Que saudades de um bom nevão! Que sorte! :-) e saborear um bom chá ou um espesso chocolate quente enquanto se vê a neve a cair... fantasias de obeso... :-)

Margarida, tenho tido pouco tempo para vir ao teu blog... mas continuo a acompanhar o teu percurso!

bjs
João Paulo

Anónimo disse...

Ref comentário Rii a 1.Dez/17:42
"Totola"!?! eu nao fiz nenhum comentário nem troquei nada .... by the way: o que é um "caninho"?

Tu - Rii - nao andas a tomar "esses" comprimidos outra vez, ou?

Totola* "nos Frankfurt"
* aka Magaíça "Magermano"

Ricardo disse...

OOps ;) é que também tenho um mano mais novo que se chama Totola... daí a confusão. eheheh

Anónimo disse...

Ok!

Anónimo disse...

fica assim combinado!

Ricardo disse...

Bem, aqui vai: estive à espera de um post para Dezembro mas ele não chegou a horas - Aterra hoje no aeroporto da Portela, procedente da França com uma mala de cartão, em voo da EasyJet, a proprietária deste belogue. A chegada está prevista para as 20 horas mas a sua libertação só ocorrerá mais tarde pois também está previsto o jantarzinho à luz de velas com o pai saud(bab)oso. A todos/todas os/as seus/suas amigos/amigas, admiradores/admiradoras, familiares e demais pede-se compreensão para mais uma noite de espera desesperante. Sobretudo NÃO DESATEM A TELEFONAR por tudo e por nada...

A Tendinha disse...

Já mudavas o post do cimo do blo, não?? Vá lá!!

A Tendinha disse...

blog - os meus guês só funcionam se premir a tecla com violência!!