sábado, 21 de fevereiro de 2009

Le Troisième Lieu

A fotografia não é minha
"Estamos no Troisième Lieu, toda a gente conhece!". Toda a gente menos eu, pelos vistos, portanto, pelo sim pelo não, procuro a morada na internet. Dá para ir a pé. De noite, passamos pelo Beaubourg. Pela primeira vez desde há algum tempo, a noite adivinha-se boa, pelo que o Beaubourg se torna ainda mais bonito que a Torre Eiffel. Merece uma fotografia. Duas, três, quatro, vivia o optimismo de tirar fotografias à noite! Já estão a reciclar. Não esá frio, não está a chover, não está a nevar, não há muitos mitras na rua. O meu coração esbanja alegria.
O bar não podia ser encontrado com mais facilidade. 62, rue Quincampoix, tão preciso, tão perto de minha casa, com um ar tão íntimo... e cá fora a fumar estão mais miúdas que homens, o que é bom sinal, porque nenhuma de nós gosta de muitos homens nas discotecas. Entramos. A música é fixe, as bebidas são baratas (algo extremamente raro em Paris), a senhora está a pegar fogo ao balcão e a gritar lá em cima, pelo que eu tenho um ligeiro ataque de pânico (a ASAE não permite estas coisas!). As meninas têm todas cabelo curto. E afinal não há mais meninas que rapazes: SÓ há meninas. O que também é desagradável. Mas os meus olhos seguem o fogo, não vá aquilo sair do balcão e incendiar o lugar todo, ou pelo menos a senhora que está a gritar e a dançar lá em cima, que não sonha o risco que está a correr! Mas a voz da Carolina acorda-me da tragédia que começa a ganhar contornos na minha cabeça: "Isto é um bar de fufas". De facto é.
Não deixa de ser interessante, mas pelo sim pelo não, depois de ficarmos um bocadinho e de nos informarem de que "Isto não é propriamente um bar onde se vem conversar", decidimos ir embora. Desta vez para os lados na Notre Dame. Com protecção Divina e cerveja a 8 euros.

10 comentários:

Ricardo disse...

Margarida! Andas cá com um vocabulário! P'raí a chamar fufas às gajas e essas coisas. Agora, cerveja a 8 €, isso é terrorismo urbano. Mas lá que o sítio é bonito, lá isso é. Parece tirado de um filme do James Bond.

Anónimo disse...

A fotografia, a mim, aterra-me. Lembra as carteiras escolares de antigamente, embora mais coloridas, ou os cafés da Baixa tipo "Brasileira", ou "Central", mas mais cheios estes. Lembra espaços vazios, existências vazias, coisas vazias, le néant. As coisas que tu conheces, Ana! Dá sempre notícias, embora caiam às vezes nos buracos das nossas consciências assustadas. Um pensamento político. Podes ironizar. É boa, a tua alegria.

A Tendinha disse...

Ó Ricardo, a censura já acabou há muitos anos!!
Nunca frequentei um bar assim, mas acredito que uma "não-fufa" se sinta um bocado constrangida. O que afinal é tudo contra o que se anda para aí a pregar, hoje em dia se alguém num bar diz a um parzinho de ditas que "isto não é propriamente um bar para onde vêm gajas com gajas sem ser para conversar" há logo molho e discriminação e diabo-a-sete. Mas pronto, sejamos todos felizes.

Anónimo disse...

Não a propósito do bar, mas falo aqui por ser o post mais recente!
Tenho passado por cá para ler as tuas novidades!
Espero que continue tudo a correr bem!
Tenho saudades tuas!
beijinhos
Sofia Ribeiro

Ricardo disse...

Gostaria de também não falar deste assunto na foto deste bar. Mas como não há post novo...

FELIZ ANIVERSÁRIO, Margarida.

Anónimo disse...

Minha querida Ana, aqui vai o beijinho de parabéns e mais os desejos da canção, acrescentados do gosto de te ver "fruir" das luzes dessa cidade maravilhosa... Fala à gente, que o teu telefone dá.

Anónimo disse...

Olá!
aqui vim ontem, e aqui venho hoje, adivinha porquê:
MUITOS PARABÉNS!!!!!!
espero que estejas a ter um dia óptimo!!
um gd beijinho!
Sofia

Anónimo disse...

ola Margarida,

parabens atrasados, o teu retorno solar foi a 25... votos de muita saude, bem estar, aprendizagens...

é simpático vir aqui de vez em quando e ter noticias tuas. Obrigado.
bjs
João

Ricardo disse...

Ontem, a caminho da casa da tia, não adivinhas quem vi! A FlaFlu que Mia. Aquela gata é uma vadia! Estava a saltar do telhado da cave para a rua, eram umas 10 e meia da manhã. Ficou a ver o carro passar devagarinho não fosse acontecer algum desastre e, depois, pelo retrovisor, reparei que lá foi à sua vidinha. Vê se consegues um tempinho para retirar esta imagem do tal bar de nº 1, Margarida.

A Tendinha disse...

A Margarida fez anos? Parabéns, Margarida? (o que vale é que ela também não dá conta que as saudações são muito atrasadas)

E postas novas, não? A malta aqui a ressacar...