No Sábado fui ao Le Mans! Mas as 24 horas são só daqui a uma semana, de modo que, de certa forma, foi como se tivesse ido passear até ali ao autódromo do Estoril! Na verdade, fui com o objectivo de apoiar um grupo de jovens engenheiros, que construíram carros para correr no circuito Le Mans. Isto foi o que me disseram.
Só que o "circuito do Le Mans" revelou-se um pequeno anexo à pista principal, totalmente inundado logo uns minutos após a inauguração. Às nove horas da manhã, François Fillon (uma figura totalmente desconhecida da política francesa, que acontece ser, também, e meramente por acaso, o Primeiro Ministro) já lá estava a inaugurar o "anexo". Mas "Il pleuvait comme des vaches qui pissent", é uma expressão francesa extremamente delicada, que vou traduzir para: "Chovia torrencialmente". Não houve corrida para ninguém. Estão a ver, não é só em Portugal que as coisas correm mal...
Aquela tarde acabou por revelar-se, no entanto, bastante educativa. É que quando se fecha 30 engenheiros numa sala, porque está a chover, aprende-se muito. Verdades ou não, os senhores engenheiros têm sempre muitas histórias para contar, muitas opiniões acerca de muitas coisas. Seja qual for a área da engenharia para a qual trabalham, os senhores engenheiros sabem falar dos motores do modelo x da Airbus e da forma como o senhor da mercearia poderia ter muito mais lucro. Sabem como se elimina as moscas do quarto e qual o melhor programa de simulação numérica. Claro que depois se aperfeiçoam numa área e ganham certas particularidades.
Estes que conheci trabalhavam todos na indústria automóvel, de modo que eram super apologistas do meio de transporte. Poluição? Isso é mito! As pessoas é que são ignorantes, à custa dos políticos que constroem estatísticas enganadoras! Então e a agricultura? Sabem quanto polui uma vaca? Quanto polui alimentar a vaca, tirar leite à vaca, matar a vaca, tornar a carne de vaca comestível?
Pois é. Realmente era mesmo bom que os políticos começassem a fazer a apologia, junto das massas, da diminuição da poluição, divulgando as emissões de CO2 por parte da indústria agrícola. Comer polui mais que andar de carro. Querem um mundo limpinho e duradouro? Então não comam.
Foi o balanço do meu Le Mans. Fica aqui em baixo um vídeo de má qualidade, que mostra os únicos carros que vi no VERDADEIRO circuito do Le Mans nesse dia (e não no anexo inundado). Decidi ir lá espreitar. Que sorte a minha, an?
4 comentários:
O teu blogue está a melhorar substancialmente - já se internacionalizou e agora até já tem um filmezito. Tomara que tenha bons comentários da crítica especializada. Quanto à chuva, até nem acho mal que os franceses a tenham tido em abundância pois aqui não parou de chover o tempo todo que estiveste fora (espero que não te tenhas constipado). Quanto aos engenheiros nem vale a pena generalizar - lembra-te que o Guterres e o Sócrates chegaram a primeiro-ministro. Por falar disso, em Portugal até nem é preciso ter um canudo para se falar com à vontade do que quer que seja, a qualquer hora do dia ou da noite. Melhor que tudo, ninguém vai preso.
ahah. adoro essa expressão francesa. também quero esses programas fixes no le mans :P
Estava a ver que nunca mais escrevias!!! Já tinha saudades. Adorei saber que as vacas poluíam mais do que qualquer automóvel que se preze. Esses engenheiros devem ser muito modernos e só devem comer vegetais, não achas? Acho que estás muito virada para a comida pois no teu Post anterior dizes que devemos acabar com a gulodice, o que a mim me afecta muito... Fico logo nervoso e com falta de energia, por isso acho que devíamos era meter os engenheiros e os políticos no mesmo saco e enviar para o fundo ao Rio Sena, para ver se sabem nadar. Quanto ao vídeo, adorei ver a corrida dos camiões e ver aquele que vinha em sentido contrário a virar, não lhe faltou acção - grande post
Discordo da tradução m eu vinha era comentar por causa da poluição alimentar, relembrando que por estarmos cientes dessa situação é q no sábado só comemos batatas fritas, doritos, crackers com nutella e massa com atum! tudo regado com cerveja. nada de vacas!
um bocadinho de dor de barriga no final do jogo de Portugal, mas não faz mal, foi pela preservação do ambiente! ;p
Enviar um comentário