terça-feira, 27 de maio de 2008

Noite de filme


Nada como uma noite de filme com o namorado. Vai-se ao clube de vídeo, aluga-se um DVD, faz-se pipocas. É simples, demora dez minutos a preparar e é extremamente romântico. Teoricamente.
Já são 11 horas da noite e lá teremos que ir à Blockbuster pagar o triplo. Tenho alguma vontade de refilar, mas calma, noite de filme não é para refilices. Além disso não sou eu que pago. Meia hora depois, ainda não há consenso em relação ao filme. "Porque este já viste", "Mas não me importo de ver outra vez..." (noite de filme é de amizade, de bondade, de ceder e de ser romântico). "Ai, mas não, um que não tenhamos visto os dois" (mas esse não há), porque: "Esse é muito violento", "esse é lamechas", "esse é estúpido", "esse é intelectual", "esse é uma banhada", "esse é Novidade" (mais caro, portanto). 11h45, os senhores com aquele olhar: "ranhosos indecisos, nunca mais saem daqui!", está decidido, vamos lá pagar.
São TRÊS EUROS E OITENTA...! MAS pode ficar com o filme c-i-n-c-o noites! Muito bem, a isto é que chamo uma regalia! Venho alugar para ver hoje, mas, felizmente, posso ficar com ele cinco noites. O preço abusivo está totalmente justificado. É para o caso de o querer ver cinco vezes. Aliás, normalmente é o que faço: mínimo de visualização - cinco vezes. É para decorar as falas. "Ok, aqui tem os TRÊS EUROS E OITENTA". Somos uns cobardes. A odiar a Blockbuster por dentro e a agir como uns cordeirinhos... pronto, é noite de filme. "Ah, mas espere", diz o rapazinho da caixa (oh não, há mais!!) "tem aqui uma multa de DEZ EUROS para pagar, devido ao atraso na entrega do filme anterior".
Escusado será dizer que, na noite de filme, não houve filme alugado para ninguém. Aquela multa não pago eu! Então quer dizer: o filme dava para cinco noites, aproveitei para me esquecer de o entregar durante cinco dias, mas obviamente, esqueci-me do filme para sempre! E depois fui arrumar o armário e lá estava ele, a provocar-me um princípio ataque cardíaco. Fiquei ali a 1000 à hora sem saber o que fazer. Pensei que se nunca mais voltasse à Blockbuster não ia ter que pagar a multa. "Entrego discretamente o filme (à noite, de óculos escuros e écharpe preta, enfio o filme no correiozinho que está à porta da loja e fujo) e quando me perguntarem, digo que foi um engano e que são indecentes os preços que praticam. E já agora, aproveito para dizer que nunca mais lá ponho os pés, que na loja ao lado o aluguer de filmes custa metade do preço e que aquela gente é toda uma cambada de capitalistas que não aprecia porcaria de cinema nenhum. E tenho o meu momento de glória". Mas as minhas peixeiradas ficam ao nível da cabeça, de modo que volto sempre para alugar qualquer coisita.
O pior no meio disto tudo nem sequer é a Blockbuster. É que a noite de cinema tem que acontecer na mesma. E a solução está no computador do namorado, onde se pode escolher entre género: "Tropa de Elite", "Filme violento de qualidade 2" e "Filme violento de qualidade 3". Se quiserem uma descrição boa do filme visionado nessa noite, cliquem aqui, porque eu não o vou fazer. Mas por favor, meninos deste país, em noite de filme, mesmo a namorada mais intelectual do mundo prefere o Diário de Bridget Jones ao Tropa de Elite! Francamente...

15 comentários:

Ricardo disse...

Pois é, a idade não perdoa. Acho que, à meia noite, nem consigo superar a apresentação do filme e adormeço, o que não é nada romântico. Daí o prazo de entrega alargado que nem sempre é cumprido pois a vida não se compadece dos momentos perdidos.
Tempos houve em que até nem dormia, mas nessa altura ainda não tinha as blockbusters. Lembro uma história passada em S. João, quando saiu a versão em VHS do Clube dos Poetas Mortos. Convidámos o avô e a avó para passar a tarde a visioná-lo. O avô R adormeceu mal se sentou no sofá cinza fofo. Não só dormiu como ressonou o filme todo. Como eu o compreendo agora, passados estes vinte anos!...

mchiavegatto disse...

ahahahah ISSO ÉS TU!!! Não generalizes as namoradas!!!!!
Eu prefiro o Tropa de Elite!!! (só nao prefiro os filmes de terror qualidade 2 ou 3) lol
Isso é o mal de ter um namorado nas engenharias. Quando quiseres uma noite de filmes, eu cedo-te a sala de dvds do meu namorado!! Podem usar À vontade e prometo que nao cobramos três euros.. Um beijinho chegaª

Ricardo disse...

PS: já me chegou aos ouvidos que andas finalmente a escrever com os dois braços apoiados na secretária e as duas mãos em cima do teclado. Parabéns, Margarida. Estás a ver o meu ar de felicidade?
- ∑:=))

Anónimo disse...

como assim? eu gostava mesmo de ver o tropa de elite! não gostaste?

Anónimo disse...

(aquilo que eu me recuso a ver (e me vale sempre aqueles olhares de "olha a intelectualoide") são comédias idiotas (como são quase todas), daquelas que metem pessoas muito gordas, muito burras ou samurais orientais)

Margarida disse...

bem, pelos vistos não me expliquei bem... eu gostei muito do tropa de elite! Mas não em noite de filme...

Anónimo disse...

Não é para "bater mais no ceguinho" mas eu tou a morrer para ver a Tropa de Elite desde que o filme estreou no Brasil! Com esse intuito, sugiro uma incursão colectiva ao cinema (já que nem toda a gente tem namorado para fazer noite de filmes...)

Fátima disse...

Ohh!!! =) há um link para o meu blog!! aconselho TODA a gente a ver o filme. já saiu no Brasil no ano passado há imeeeeeeeenso tempo, mas claro que em Portugal as coisas chegam sempre tardíssimo... by the way, só pra me armar, eu entrevistei um dos protagonistas!=)

Fátima disse...

Maga, uma boa novidade pra ti! inscreve-te nas bibliotecas de cascais, nao pagas nada e podes alugar filmes tb sem pagar, com a vantagem de que podes levantar até 5 e sem pagar! se te atrasares na entrega ficas 5 dias sem poder levantar nada, mas isso sempre é melhor que gastar dinheiro. faz isso,é a minha tactica para ver imensos filmes without a penny :D

AJS disse...

Eu ando há montes de tempo para fazer uma noite de filmes com a família, com pipocas e tudo mas, como o mano velho, também eu mal encosto o meu corpinho lindo naquele sofá desgraçado, fico logo a modos que pró cansado e adormeço em menos de nada (nem sequer consigo ver o início do filme). Pelo que se calhar o melhor é fazer uma tarde de filmes, que assim acho que consigo resistir até meio do filme...
Quanto ao Blockbuster eu tenho a sorte de ter um ao sair de casa, mas já nem me lembro quando foi a última vez que lá fui levantar um filme!!! Deve ser da idade (Dizem que a memória começa a enfraquecer).
Adorei a tua história, foi melhor do que ir ao cinema...

Anónimo disse...

Tal como os meus irmãos, eu já não consigo ter uma noite de filmes: o olho direito encosta as pálpebras, o esquerdo não me obedece e, o pior de tudo, com intermitências... de maneira que lá vou vendo uma nesga de vez em quando, sempre que o(s) consigo abrir. Fico com uma noção errada das histórias o que é pior do que dormir que nem uma pedra. Bjs e boas noites (de cinema).

Anónimo disse...

Quando chegares à minha idade, terás filhinhos e até netos que te oferecem os filmes de que tu gostas e que verás até que a vista te doa - ou se acabe - tipo "Orgulho e Preconceito", Poirots e Misses Marples, Simenon e Hitchcock, os velhos "Música no Coração", "My fair lady", os filmes portugueses das décadas de 30 e 40... É o êxtase absoluto, o riso aberto, o gozo estético, o prazer intelectual, sem pipocas e a sós... E há sempre a possibilidade de os retomares, no dia seguinte - esses prazeres - se por acaso adormeceste na véspera, no teu sofá aconchegado...

Ricardo disse...

Parece que estamos num campo de férias para a terceira idade. Escreve depressa, Margarida, tira-nos deste filme!

Anónimo disse...

Não te queixes, Ricardo, pois foste o maior protagonista da acção...

AJS disse...

LOL...